Clube da Insônia

Jornada até a fatídica noite de Domingo

← Voltar para o início

Data: 04/05/2025

GIF do Reino de Zeal, cenário onírico e melancólico do jogo Chrono Trigger

De uns tempos para cá, coisa de 10 anos mais ou menos, minha perspectiva sobre vários assuntos mudou, ou se expandiu. Uma que sofreu essas transformações foi em relação ao dia de domingo. Sinto uma carga melancólica maior em relação aos outros dias. Talvez nos outros dias, temos as nossas preocupações diárias em relação ao trabalho ou escola e não damos atenção a esses pensamentos.

Parando para pensar, desde criança eu já achava o domingo melancólico. Não pelos mesmos motivos de agora — era só por ser o dia anterior para ir para escola. Mas, anos e anos se passando, não me sentia (ou sinto) conectado com boa parte do que seria o domingo tipicamente brasileiro.

Eu não bebo, nem assisto e nem assistia futebol e/ou aqueles programas dominicais cheios de sensacionalismo e coisas aleatórias. Simplesmente não me conecto com isso, nem imagino alguém assistindo isso, além de deixar como barulho de fundo.

Uma coisa que inevitavelmente vem nesses domingos é um misto de nostalgia e tristeza. Um "gatilho" que ativa isso é esse GIF logo no começo do texto, que vem do jogo Chrono Trigger. Eu não sei explicar, mas é um sentimento de "voltar" a fazer certas coisas, que foi citado acima, que nem fazia parte do meu domingo. Além de jogar videogame, que perdeu certo encanto, e também de fazer coisas novas — que vou trabalhar nisso, prometo.

Como um desejo súbito de sair para a natureza, caminhar por aí, que devido à minha personalidade introspectiva e tímida é um desafio — mesmo para lugares ermos.

Falando ainda sobre melancolia, soube de um livro chamado Saturno nos Trópicos, que é um livro sobre como a tristeza é realmente a alma do brasileiro, e que — pelo menos o que me foi dito — toda essa conversa de que o povo brasileiro é sempre alegre é só uma peça de propaganda.

Quando soube da existência dessa obra, me deu um estalo — e talvez sane certas dúvidas que eu (e talvez você que esteja lendo) tenha sobre o porquê de se sentir assim. Eu vou ver se compro, leio, e falo sobre do que realmente se trata.

Mas e você aí que está lendo — tem esses mesmos pensamentos que eu? Deixe aí nos comentários quando eu colocar, mas pode usar o chat aí do lado. Vamos trocar ideia.

Bem, é isso por enquanto.